Ambientalista garante que amendoim plantando no Seridó é melhor do que Viagra.


Apesar de nunca ter freqüentado uma universidade e ter estudado até a 8ª série do ensino fundamental, o agricultor Francisco Elpídio, morador do Distrito Palma, na zona rural de Caicó, é uma das autoridades mais respeitadas da região, quando o assunto é ligado a natureza. Ele mesmo confessa ser um apaixonado pelas coisas do campo, e dedica grande parte de seu dia, as mais variadas pesquisas, que muitas delas já despertaram o interesse de universitários e professores das mais variadas regiões do Brasil. Seus hectares de terra, se orgulha, se transformou ao longo dos anos, em um verdadeiro centro de pesquisa.

Atualmente, Chico Elpídio se concentra em três pesquisas, onde duas delas já despertou interesse de empresas nacionais, que é a fabricação de remédios naturais, a base de frutos de árvores nativas, plantadas na região do Seridó, como a faveleira. Chico mantem um plantio de seis hectares da faveleira, e que desde 2002 que vem sendo pesquisa. Ele garante que o poder dessa planta em cura de animais e pessoas é fantástico. "Um grupo de empresários de Recife vai investir pesado na fabricação de remédio. A parte cicatrizante dela é poderosa, e agora pode servir a medicina. Ela só existe no nosso Nordeste, e o Seridó é rico dessa planta, que tem um valor muito nutritivo, mas que vem sendo castigada pelos animais", disse Elpídio. Chico garante que somente da semente da faveleira, mais de quarenta espécies de animais se alimentam dela. "Feito fubá da semente, tem 66% de proteína bruta. Não é qualquer coisa que tem tudo isso", diz Chico.

O agropecuarista também deve receber nos próximos dias a visita de um professor de Campina Grande, na Paraíba, que encomendou cinqüenta quilos de fruto do cardeiro, outra árvore nativa da região. "Não sei qual será a finalidade, mas acredito que seja para algum tipo de geléia. Tambem vamos estudar a jurema, quando os cientistas dizem que as plantas que se renovam, tem um poder muito maior de seqüestrar o gás carbônico. A jurema chega a se renova nove vezes ao ano", afirma. Mas, a menina dos olhos de Chico Elpídio são as frutas afrodisíacas, e ele garante que nossa caatinga é rica dessas opções. Um deles, e na sua opinião, o mais potente é o "amendoim de caracará". O produto não pode faltar nas suas palestras, e já perdeu a conta de quantas pessoas, acima dos 50 anos de idade, lhe procura, pedindo para plantar o amendoim nas suas casas. Ele garante que nos animais, o efeito é imediato. "Quando os caracarás e sariemas comem as sementes do amendoim, eles entram em cio e é um namoro mais do que normal", finalizou.


fonte:dl news

Nenhum comentário:

Postar um comentário