"Erinho" sofre primeira investida para mudar voto na eleição da Câmara

Pelo menos até agora, o grupo de vereadores incluindo dois dos três eleitos pelo partido Democratas, o mesmo do prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", e mais os três vereadores da oposição, que defendem a eleição de uma mesa diretora eclética para o biênio 2013/2014, continua unido. Mas, faltando 15 dias para a eleição do presidente, vice e secretário da mesa, muitas conversas deverão surgir até lá, pressões de todo lado para reverter o quadro em favor, e exclusivamente, do grupo político que controla o poder em Cerro Corá.

Mas, informações que chegam ao blog, apontam que as investidas em cima dos vereadores vão continuar até o dia 1º de janeiro, data da eleição da mesa da Casa.  O primeiro vereador a sofrer assédio para mudar de posição política foi o vereador Erivonaldo Albuquerque (PTB(), o "Erinho", a quem foi oferecido, inclusive, a indicação de um emprego fora do nível de poder no município.

Proposta semelhante de acordo político tentou-se em 2009, por ocasião da primeira eleição do vereador Antonio Ronaldo Vilar (PSDB), que está saindo da Câmara por ter perdido a eleição de vice-prefeito em 7 de outubro, para presidente da Casa. Naquela ocasião, foi oferecido um cargo político na Assembléia Legislativa para indicação do vereador Clidenor Pereira de Araújo filho, o "Codô", que preferiu ratificar o voto no hoje presidente, pela segunda vez, Ronaldo Vilar.

A eleição da mesa da Câmara Municipal reveste-se de importância, porque através dela se dá agilidade ou não a tramitação de matérias de interesse do município para a votação em plenário, principalmente aquelas que mais mais interessam ao Poder Executivo, como os projetos de lei sobre as Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual (LOA), como a que foi aprovada recentemente garantindo ao Executivo o remanejamento de verbas em até 40% o volume global dos recursos orçamentários. 

Além disso, a mesa diretora da Câmara decide sobre a indicação de cargos comissionados, inclusive aqueles de livre nomeação dos vereadores. O blog, inclusive, recebeu a informação, que precisa ser confirmada, de que estariam sendo criados um cargo de apoio legislativo a cada um dos nove vereadores de Cerro Corá, a exemplo do que já ocorre em outras Câmaras Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário