Sucessão na Câmara começou a ser construída no meio do ano




A sucessão do vereador Antonio Ronaldo Vilar (PSDB) na presidência da Câmara Municipal de Cerro Corá caminha para um desfecho inesperado, mas o capítulo de sua construção começou bem antes, entre maio e junho deste ano, quando da definição das chapas majoritária e proporcional da situação para as eleições de 7 de outubro. Na época, havia a cogitação para a vereadora Maria das Graças Oliveira (PSD) ser candidata à vice-prefeita na chapa encabeçada pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM), mas em função da postulação do hoje eleito vice-prefeito João Batista de Melo Filho, ela acabou abrindo, tendo o compromisso de que seria eleita presidente da Câmara para o biênio 2013/2014.

O acordo foi fechado com o aval do prefeito "Novinho", que tinha compromisso com o empresário Geraldo França, tio da vereadora Graça Oliveira e com o marido desta, o secretário municipal de Administração e Controle, Adevaldo Oliveira, que já exerceu um mandato de vereador no município.

Em função desse acordo, é que tanto o prefeito "Novinho" bem como o vice-prefeito João B. de Melo Filho não teriam se manifestado por uma candidatura a presidente do sobrinho do primeiro, vereador Valdinho Borges (DEM), ou do filho do segundo, o vereador eleito Álvaro Melo (PMDB).

Vereador de primeiro mandato, Everaldo Lima (camisa cinza) pode impor
segunda derrota à vereadora Graça Medeiros na sucessão da Câmara
A se confirmar a eleição para presidente do vereador eleito Everaldo Araújo de Lima (DEM) para presidente da Câmara, esta vai ser a segunda vez que a vereadora Graça Oliveira será preterida pelos seus pares. Em 2009, por ocasião do primeiro ando do mandato do prefeito "Novinho", ela também teve o apoio do Poder Executivo, mas numa manobra política da oposição, o vereador Antonio Ronaldo Vilar, que até então apoiava o prefeito, ganhou a eleição com os votos dos vereadores Rubens Pereira (PSB), filho, o "Binha"; Clidenor Pereira de Araújo Filho (PHS), o "Codõ"; Edivaldo Pereira, que era filiado ao PSB e agora é do PSD e ainda de José Rui de Brito (PV), o "Dé". Naquela eleição, Graça Oliveira contou com os votos dos vereadores Francisco Aldo Maciel (DEM), o "Aldin"; Manoel José de Maria (PMDB), o "Manoel de Cláudio" e ainda do vereador Evilásio Bezerra (PPS).

Já na eleição seguinte, com a aprovação da emenda da reeleição para presidente no Regimento Interno da Casa,  em fins de 2010,  o presidente Antonio Ronaldo Vilar foi reeleito em chapa única com três abstenções, quando já fazia oposição ao prefeito "Novinho". As abstenções foram da vereadora Graça Oliveira, Evilasio Bezerra e "Aldin".



Nenhum comentário:

Postar um comentário